O Parque Cão Sentado foi privatizado pelo empresário Ronaldo de Amorim em julho de 2003. O Parque foi totalmente remodelado e hoje conta com novas instalações, escadas e corrimões, banheiros, sala de primeiros socorros, guarita com roleta, lanchonete, sede, playground, deck e áreas setorizadas. É uma ótima opção para quem quer fugir do agito urbano.
Neste lugar nada se tira, a não ser fotos,
Nada se deixa a não ser pegadas,
Nada se mata a não ser o tempo.

resultado

16 dezembro 2007

Os micos do Parque Cão Sentado


Os Sagüis, denominação genérica para várias espécies de micos, são pequeninos macacos (primatas), que pesam cerca de 250 gramas, de hábitos diurnos, que vivem em média 10 anos na natureza.
O mico-estrela (Callithrix penicillata) é uma das espécies mais observadas no Parque Cão Sentado. Alegres, gostam de brincar de briga e de esconde-esconde.
Adoram fazer graça para quem estiver por perto.
O mico-estrela é caracterizado por apresentar tufos longos e negros, em forma de pincel, na orelha. A coloração geral do corpo é acinzentada, sendo a cauda anelada (com faixas transversais brancas). O nome mico-estrela é devido à presença de uma mancha branca na testa.
Os sagüis vivem em grupos pequenos (também podem ser vistos sozinhos ou em pares). Às vezes formam bandos que, nas regiões pouco freqüentadas pelo homem, podem reunir trinta ou quarenta indivíduos.

Dormem umas doze a quatorze horas por dia. Não mudam de parceiros e disputam a liderança com lutas violentas. Aos machos cabe a tarefa de proteção e defesa e às fêmeas a de primeiro comer.
Possuem uma sociedade organizada e os bandos instalam-se nas proximidades das fruteiras, na mata, repetindo os mesmos percursos todos os dias. Utilizam as mesmas árvores e os mesmos galhos durante os deslocamentos. Raramente saltam de uma árvore para outra que esteja à distância, mas, como geralmente as copas se tocam, atravessam com agilidade as pontes formadas pelos ramos.
Os Sagüis se apóiam nas quatro patas e vivem nas copas das árvores e se abrigam nos ocos dos troncos.
Costumam descer ao solo à procura de insetos e também para beber água.
A alimentação na natureza é de insetos, répteis, pequenos mamíferos, aves, lesmas, ovos, alguns vegetais, frutas e a goma das árvores (seiva de árvore).


REPRODUÇÃO

Os sagüis têm duas ninhadas de gêmeos por ano. A gestação varia de 140-146 dias. Algumas semanas antes de dar à luz as fêmeas ficam menos ativas. Parem sempre gêmeos, ao contrário dos Cebídeos. Eles não devem ser perturbados quando estiverem dando à luz. Normalmente acontece à noite e o parto leva aproximadamente uma hora. Este trabalho de parto é cálculo levado em consideração o tempo entre as primeiras contrações até o nascimento do primeiro sagüizinho. O intervalo entre os dois filhotes normalmente é 2-5 minutos.
O chefe da família tem a obrigação de cuidar dos filhos. Pequenininho, o sagüi se agarra no peito do pai e só volta para junto da mãe na hora de mamar. Na hora de atravessar os galhos e correr pelas árvores, é o pai que carrega os filhotes.
Com 30 dias de vida, os filhotes começam a comer um pouco de comida: insetos, ovos, somente com comida sólida. Normalmente os filhotes mamam até os 6 meses. Com a idade de 15 a 18 meses os sagüis já são capazes de se reproduzirem.

Bibliografia:

http://www.petfriends.com.br/
http://www.cosmo.com.br/
http://www.saudeanimal.com.br/

Pesquisa by Monique
Fotos abaixo: Micos brincando no Parque Cão Sentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.O seu comentário é muito importante.

Related Posts with Thumbnails

Vale a Pena Olhar!!

BlogBlogs.Com.Br