O Parque Cão Sentado foi privatizado pelo empresário Ronaldo de Amorim em julho de 2003. O Parque foi totalmente remodelado e hoje conta com novas instalações, escadas e corrimões, banheiros, sala de primeiros socorros, guarita com roleta, lanchonete, sede, playground, deck e áreas setorizadas. É uma ótima opção para quem quer fugir do agito urbano.
Neste lugar nada se tira, a não ser fotos,
Nada se deixa a não ser pegadas,
Nada se mata a não ser o tempo.

resultado

10 dezembro 2007

Nomes...Cavernas, Grutas e outras formações rochosas

Juntei um pouquinho daqui..Outro pouquinho dali..rsrs. Pesquisei e repasso estas "estórias" que tem muita da "história" do Parque Cão Sentado.

Caverna (do latim cavus, buraco), gruna ou gruta (do latim vulgar grupta, corruptela de crypta) é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos.

Para referência de localização e acesso às grutas, batizaram alguns pontos abaixo descriminados, baseando-se nos seguintes fatos:

· Toca da Onça – Nos meses de agosto e setembro, início da primavera, época de reprodução das jaguatiricas, também conhecidas por “gato do mato”, costumavam escutá-las e vê-las esconderem-se nesta gruta.

· Caverna da “Cabeça na Pedra” – Esta gruta foi assim denominada por uma brincadeira entre os que transitavam por ali, pois todos, mesmo avisados, batiam com a cabeça na pedra localizada na entrada da gruta.

· Curva do “Pau Torto” – Havia naquele lugar uma enorme e curiosa árvore em forma de arco-íris que se curvava como um grande portal sobre o caminho. Devido a sua beleza e forma única, apelidaram a curva em sua homenagem.

· Caverna da “Quina Rosa” – Em frente à entrada desta gruta, encontrava-se majestosamente uma Cinchona Succirubra L., da família das Rubiáceas, árvore popularmente conhecida por Quina Rosa. São encontradas apenas em zonas muito chuvosas de intensa higrometria e em altitudes compreendidas entre mil e três mil metros.
Esta árvore que apresenta altura entre 10 e 30 metros e possui flores hermafroditas de cor branca ou branco-rosada, ficou muito conhecida por seu alto poder antimalárico, ou seja, por apresentar ação terapêutica no combate da malária.
São conhecidas como “quina”, a casca que cobre o tronco e as ramificações dessa árvore.
O caráter adstringente do córtex da quina em decocção é empregado em casos de inflamações orofaríngeas em forma de gargarejo. O lenho, em infusão prolongada ou em cocção, é o mais eficaz febricida conhecido, pelos alcalóides que contém, principalmente a Quinina; este alcalóide é um remédio mais conhecido contra as febres palúdicas, desde sua extração, no século XVIII.
A decocção da casca é um poderoso tônico reconstituinte. Utilizada também para combater afecções do estômago e a debilidade orgânica resultante de enfermidades graves e longas. Suas propriedades terapêuticas estimulam as funções intestinais, gástricas e hepáticas.

· Cozinha do Padre – Local da trilha preferido dos padres, que freqüentavam a propriedade, para confraternização e degustação de piqueniques.

· Toca do Silêncio – Esta gruta guarda seus segredos. Curiosamente não se ouve do lado de fora o que é conversado do lado de dentro da gruta e vice-versa. Atribui-se ao formato côncavo. Esta gruta é iluminada por um frágil feixe descendente de luz.

· Igreja dos Macacos – Até os dias de hoje é possível apreciar os sagüis, pequenos primatas, que vivem em bando, em uma comunidade perfeita. Como outros primatas, a intricada estrutura social dos micos (sagüis) é baseada na hierarquia, na qual algumas fêmeas dominantes podem procriar e as demais são inibidas fisiologicamente e não se reproduzem. Geralmente, após uma gestação de 150 dias, nascem dois filhotes, que recebem cuidados do grupo todo, principalmente do pai e dos irmãos mais velhos. Até completar dois meses eles são carregados nas costas, principalmente pelo pai, durante os deslocamentos do grupo. Mamam até os seis meses e em 18 meses estão aptos para a reprodução. Tem hábitos diurnos, recolhendo-se ao anoitecer para o local preferido deles, a caverna que os acolheu, dando-lhes proteção contra os predadores naturais e chuva, além de frutos das árvores que a cerca, a “Igreja dos Macacos”.

· Caverna Promissória – Quando esta caverna foi descoberta sua entrada era de difícil acesso para os visitantes. Com o desejo de mostrá-la a todos, seus descobridores tiveram que efetuar um trabalho de limpeza e retirada de algumas pedras que dificultavam o acesso ao seu interior.Este trabalho demorou muito, pela dificuldade de se levar ferramentas apropriadas ao local.Os próprios trabalhadores começaram a chamá-la de Caverna Promissória. “Procurando no dicionário, promissória significa: feminino de promissório. Relativo à promessa. 2 Que encerra promessa: Juramento promissório.”

· Salão dos Escoteiros – Em 08 de Agosto de 1954 foi fundado o Grupo Escoteiro Anchieta, o primeiro da região, por Pe. João Batista Selvaggi em sintonia com o Cinqüentenário da fundação do Escotismo. Muitos escoteiros vieram de locais distantes motivados pelo grupo que se formou em Nova Friburgo.A caverna preferida por eles ganhou o nome de Salão, onde se reuniam para descansar e lanchar.

· Caverna Catedral – Seu formato lhe conferiu o nome. A caverna é muito alta com paredes arredondadas, parecendo mesmo um grande altar.

· Toca do Morcego – Alta e escura, sempre foi o habitat destes mamíferos voadores.

· Pia Sagrada – É realmente uma grande pia, esculpida naturalmente em uma grande pedra. Mas a curiosidade que lhe auferiu o nome é a permanente reserva de água, mesmo nas estações secas, visto que não há indícios de nenhuma nascente por perto.

· Quilha do Navio – É impressionante!Só vendo!Parece que você está dando de cara com um imenso navio naufragado no topo de uma montanha.

· Pedra do Cão Sentado - Cartão postal de Nova Friburgo, com seus 100 metros de altura, que pode ser visto do mirante a 1.111 metros de altitude.

By Monique Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.O seu comentário é muito importante.

Related Posts with Thumbnails

Vale a Pena Olhar!!

BlogBlogs.Com.Br