O Parque Cão Sentado foi privatizado pelo empresário Ronaldo de Amorim em julho de 2003. O Parque foi totalmente remodelado e hoje conta com novas instalações, escadas e corrimões, banheiros, sala de primeiros socorros, guarita com roleta, lanchonete, sede, playground, deck e áreas setorizadas. É uma ótima opção para quem quer fugir do agito urbano.
Neste lugar nada se tira, a não ser fotos,
Nada se deixa a não ser pegadas,
Nada se mata a não ser o tempo.

resultado

09 dezembro 2007

Lenda do Cão Sentado

Conta a Lenda que a muitos e muitos anos atrás, nas matas de Furnas do Catete um pequeno índio encontrou um filhote de cachorro na mata. O pequeno índio o pegou e o levou para casa, tornando-se assim grandes amigos e companheiros.
Passaram-se anos, ambos cresceram, amigos inseparáveis...Até que um dia, sua tribo fora chamada para a guerra e mesmo contra vontade, foram obrigados a se separarem.
Daquele dia em diante seu cachorro nunca mais foi o mesmo, vivia deitado, triste, com o olhar no infinito, não comia, nem bebia, estava morrendo aos poucos...
Infelizmente os guerreiros retornaram com a triste notícia de que seu amigo índio morrera naquela guerra.
Ao notar que seu amigo e companheiro, não retornou com os outros guerreiros, o cachorro reuniu todas as suas forças e subiu para o alto de uma montanha, uivou por dois dias e duas noites e ao final daquela última noite, quando o Sol raiou, o cachorro sentou no alto de uma pedra e deu seu último latido.Foi a última homenagem ao amigo índio...Sua despedida.
O Sol sumiu...O dia escureceu...Houveram relâmpagos, semelhante a uma tempestade.
Toda tribo foi ver o que havia acontecido, assustados com o imenso trovão que acabara de atingir a pedra. Ao chegarem no topo, encontraram uma imensa pedra na forma de um "Cão Sentado".
Acredita-se que, com o tempo, formou-se uma grande floresta ao seu redor e que os índios a protegeram como a um verdadeiro templo de amizade, amor e companheirismo.
Ainda hoje, podemos ver o cão sentado em pose de guarda, no Parque do Cão Sentado.

Estrutura do Parque

O Parque Cão Sentado é dividido nas seguintes áreas:
1. Praça de Alimentação – Onde se localiza o restaurante e lanchonete com vista para o lago;
2. Playground – Área das crianças; Os brinquedos são restritos para uso dos menores de dez anos.
3. Área do Pesque-Pague – Estas áreas são restritas para o pesque-pague e pesque-devolva e têm regras específicas de uso e capacidade máxima de pescadores estabelecida.
4. Trilhas, Grutas e Cavernas – Acesso ao Mirante do Cão Sentado através de caminhada; Existem normas específicas de uso e capacidade máxima para grupos;
5. Áreas de Montanhismo - Estas áreas são restritas aos esportistas com conhecimento de escaladas ou para grupos de escaladores acompanhados de um condutor;
6. Áreas de Preservação Ambiental – Não permitidas aos visitantes, são as áreas de preservação da fauna e flora nativas.
7. Jardins – Áreas que foram projetadas com a introdução de espécies exóticas e da flora tropical, porém não nativas.

By Monique Botelho e Ronaldo de Amorim

História do Parque Cão Sentado

Situada à margem da Rodovia Nova Friburgo - Bom Jardim, encontra-se em extensa área, com altitude máxima em torno de 1.111 metros. É um conjunto de grutas e blocos de rochas superpostas que criam formas deslumbrantes. O ponto mais elevado é a Pedra do Cão Sentado, formação que se assemelha a um cão de guarda, com 100m de altura. Para atingi-lo o visitante percorre aproximadamente 1 Km, ultrapassando 12 pontes e rústicas escadas.
Esse ponto turístico surgiu em uma cratera, devido a um acidente geográfico que ocorreu a três mil anos A.C., quando a terra sofreu um abalo sísmico.Com a onda de calor e o frio intenso, formou-se a Pedra do Cão Sentado.
Related Posts with Thumbnails

Vale a Pena Olhar!!

BlogBlogs.Com.Br